• Editora Sucesso

Como lidar com o tédio de ficar em casa?

Quem é mãe ou pai possivelmente já ouviu a frase: “não tem nada pra fazer!”.


Para os pais, pode ser um verdadeiro desafio entreter os pequenos, por outro lado, se trata de uma oportunidade de deixar aflorar a criatividade e inventar atividades diferentes. Quando são expostas ao tédio, é comum também que as próprias crianças descubram novas brincadeiras. A coordenadora pedagógica do Colégio Marista, Cibele Bastos Guaringue, destaca que aproveitar o tempo em casa pode estimular a criatividade das crianças. “A partir de momentos assim, elas podem descobrir algo novo, ou explorar alguma atividade diferente para fazer com os pais”, afirma.

Com uma boa dose de criatividade, lembra Cibele, é possível envolver crianças e adultos em um clima de alegria e descontração, deixando na memória dos pequenos o prazer de conviver em família. Veja algumas formas de aproveitar o tempo livre neste período em casa:





Brincar com animais de estimação

Que criança não gosta de bichinhos? Se você tem algum cachorro, gato, coelho ou outro animalzinho em casa, é um bom momento para incentivar o seu filho a interagir, aproveitando o tempo com qualidade. Também é válido encorajá-lo a dar comida, colocar água limpa e fazer carinho.


Dê tarefas

Desde pequenas, as crianças podem ajudar com pequenas tarefas domésticas. Você pode pedir para que ele o ajude a tirar pó dos móveis, varrer cômodos ou arrumar o quarto, guardando os brinquedos no lugar certo.


Faça parte da brincadeira

Tem momentos que as crianças gostam de brincar sozinhas, e isso é benéfico, mas em outros ela vai gostar que a família participe. Você pode sentar no chão com o filho e esperar que ele sugira alguma brincadeira, ou então pode propor alguma atividade criativa, como desenhos, recortes e pinturas. Outras sugestões são bingo, quebra cabeça, forca, memória, jogo da velha, mico e stop.


Proponha atividades manuais

Além de divertido, fazer artesanato desenvolve habilidades psicomotoras importantes na infância. Por isso, é a hora de convidar o filho para construir algum brinquedo com materiais recicláveis, ou fazer um quadrinho para decorar o quarto com itens que podem ser reaproveitados com o que se tem em casa, como papelão e potes vazios de shampoo.


Cozinhem juntos

Selecione uma receita para realizarem juntos, uma sugestão são os biscoitinhos em formatos divertidos, utilizando forminhas ou modelagem manual.


Rotina é importante

As crianças ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer, por isso manter uma rotina de horários mesmo sem aulas é essencial para que seu filho se acostume mais facilmente ao período em casa.

11 visualizações
Publicidade