• Editora Sucesso

Como prolongar a amamentação do bebê? Com a participação do pai é possível e agradável

É fundamental a participação do pai nesse período. Pai e mãe juntos conseguem prolongar a amamentação


A chegada de um bebê é um momento único e um dos mais importantes na vida de um casal, pois é quando se inicia, de fato, uma família. Muitos pais podem se sentir excluídos nessa fase, porque acreditam que há um vínculo mais forte entre a mãe e o bebê, em função do período entre a gestação e amamentação. Porém, o pai tem um papel fundamental no processo da amamentação e sua atuação é essencial para o sucesso. Além disso, a participação nos cuidados ajuda a estreitar o vínculo pai-bebê, que se dá por meio da liberação do hormônio ocitocina, conhecido como hormônio da felicidade.

A ajuda prática do pai na amamentação é realizada por meio do apoio emocional à mulher e nos cuidados com o bebê. Seu conhecimento, entusiasmo e apoio são cruciais durante esse período. Se a mãe tiver dificuldade para amamentar, por exemplo, o pai pode aumentar sua confiança com palavras de incentivo e ajudá-la a superar desafios como, privação de sono, falta de apetite, insegurança, dúvidas durante a amamentação. O suporte emocional é de suma relevância no sucesso e prolongamento da amamentação. Recomenda-se que o pai acompanhe a mãe e o bebê nas consultas com os profissionais de saúde. Desse modo, ele também aprenderá como auxiliar, facilitando e tornando mais agradável esse período.



A consultora e especialista de aleitamento materno, Eneida Souza, traz dicas de como os pais podem participar da rotina da amamentação. Eneida Souza é enfermeira pediatra, consultora em aleitamento materno pela Universidade da Califórnia em Angeles (UCLA-CA) e terapeuta sistêmica para família, casal, individual. Atualmente, é parceira de Philips Avent.

Primeiro passo: saiba mais sobre amamentação

É importante que, antes mesmo de o bebê nascer, o pai saiba os benefícios da amamentação e como funciona o aleitamento materno. Desta forma, é possível ajudar a mãe a lembrar de informações importantes e identificar e gerenciar problemas de amamentação mais cedo. O leite materno é um alimento nutritivo e completo para a criança, pois proporciona proteção extra contra infecções e doenças e reduz o risco de a mãe contrair algumas doenças. Para as mamães de primeira viagem é importante saber que cada sessão de alimentação pode durar de 15-20 minutos a uma hora ou mais. A maioria dos recém-nascidos se alimentam entre 8 e 12 vezes por dia, nas primeiras semanas.

Aleitamento materno leva tempo para aprender, e nem sempre é fácil

Como os pais podem ajudar a enfrentar alguns problemas comuns durante a amamentação:

- Baixa produção de leite

Quando há baixa produção de leite, o pai pode ajudar observando a pega do bebê, investir em um bom extrator de leite elétrico para que a mãe estimule a mama após amamentar o bebê. Com o estímulo, os hormônios prolactina e ocitocina realizam a produção e liberação do leite.

- Mamilos doloridos

Ajudar a mãe a posicionar o bebê e verificar se a pega está correta. Após todas as mamadas, lembrar a mãe de passar a lanolina 100% purificada, deixar os mamilos por alguns minutos expostos. Recomenda-se também alternar a mama para dar um descanso para o mamilo dolorido e ajudar a mãe a mudar a posição do bebê durante amamentação.

- Cuidados adicionais

1- É importante manter a hidratação da mãe, por isso, deixe sempre água próximo ao local que a mãe amamenta. Prepare lanchinho, refeições para a mãe não ter que se preocupar com a alimentação. É muito importante ela ter uma alimentação balanceada sem restrição de carboidrato para repor a energia. A mãe perde de 600 a 800kcal por dia só para produzir leite.


2- Além dos cuidados essenciais, mande mensagens carinhosas, telefone para ela, compre algo para vocês consumirem nas refeições, leve flores. Faça com que a mãe se sinta especial. Com essa atenção e carinho, a mulher fica mais segura, tranquila, confiante por todo o suporte que tem recebido. Cuidando da mãe, seu bebê estará seguramente bem cuidado.

0 visualização
Publicidade