• Editora Sucesso

Dia do Brincar: atividades estimulam crianças e adultos

Confira dicas de brincadeiras que podem auxiliar no desenvolvimento das crianças e divertir toda a família


Brincar é uma atividade recomendada para crianças de todas as idades. As ações realizadas na infância são tão importantes para o desenvolvimento que o ato de brincar ganhou um dia para ser comemorado. O “World Play Day” é conhecido como o Dia Internacional do Brincar, reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), no Brasil e em mais de 40 países. A ideia é que pais, responsáveis e comunidade escolar promovam reflexões sobre o tema e estimulem as brincadeiras para crianças e - porque não - para os adultos também.





O brincar é uma maneira da criança expressar seus sentimentos e reconhecer o mundo a sua volta. “Ao realizar essas atividades, eles encontram estímulos para reconhecer o mundo a sua volta, aumentam a imaginação, exercitam a criatividade e percebem as interações com o meio em que vivem”, revela Ricardo Sartorato, diretor do Marista Escola Social Curitiba.


O novo normal e o novo brincar


A pandemia da covid-19 impactou diretamente as crianças. Aulas no modelo híbrido, quebra do contato direto com familiares e amigos, pais em casa em home-office foram acontecimentos que desencadearam um novo modo de brincar. “Os pais e responsáveis tem um papel direto na hora da brincadeira que muitas vezes é o da mediação, que ensina, explica e favorece o momento, com muitas famílias em casa, esse espaço pode se tornar ainda mais acolhedor na hora de brincar”, reforça Sartorato.


A participação dos adultos também proporciona a troca de experiência da cultura do brincar ao longo do tempo, e a atividade, segundo a especialista, faz bem também para os adultos. “Nem sempre a brincadeira é somente para as crianças, a participação efetiva dos responsáveis pode contribuir para contar as suas histórias e passar ideias e valores importantes da cultura do brincar para outras gerações”, afirma.


O especialista dá dicas de atividades para toda a família celebrar o dia internacional do brincar:


Criar e imaginar Brincadeiras com a imaginação são essenciais para as crianças e transformam momentos simples em puro divertimento. Aproveitar caixas de papelão, sapatos, papéis de rascunho, embalagens de leite e etc. Os itens de casa podem se tornar um mundo totalmente diferente para as crianças.


De geração em geração Muitas brincadeiras antigas permanecem ao longo do tempo porque são passadas entre as gerações, por isso, os pais e responsáveis podem transformar esse dia ensinando e passando as atividades mais conhecidas da sua época. “Vale aquela cantiga de roda que poucos conhecem, ou brincadeiras tradicionais que eram feitas quando criança, esse momento garante bem estar e diversão para todos os membros da família”, reforça Sartorato.


Gincanas e desafios É possível envolver toda família em um dia de brincadeiras, com um papel anotar o placar de cada atividade, transformando o dia em uma gincana, vale carregar o ovo na colher, assim como montar uma caixa desmontada, ou até um caça ao tesouro procurando itens da casa.


Telas também podem ensinar novas brincadeiras O excesso de telas deve ser evitado, mas é possível utilizar esse recurso com moderação de uma forma positiva. A internet proporciona conhecer e assistir tutoriais que são transformados em novas brincadeiras. Que tal criar seus próprios fantoches com tutoriais “faça você mesmo”?.


Tudo pode ser brinquedo As crianças criam seu mundo de uma maneira própria, e os brinquedos estruturados ganham vida, mas usar a imaginação e garantir outras formas de brincar também faz parte da infância. “Os itens de cozinha, que sejam seguros, é claro, como potes de comida, ou até almofadas e lençóis possibilitam diversão para toda família”, revela Sartorato.


5 visualizações0 comentário
Publicidade