Dificuldades na hora de amamentar?
- Editora Sucesso

- 19 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Acompanhe aqui dicas úteis e produtos que facilitam o dia a dia das mães
O aleitamento materno é de vital importância para o desenvolvimento da criança, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas mães relatam dificuldades para amamentar e a frustração com a tão sonhada experiência, já que não ocorre como imaginaram. A obstetriz e consultora de amamentação dos cursos da Beabá Grão de Gente, Driele Alia, traz algumas dicas que auxiliam as mães neste momento especial entre mãe e filho para evitar desconfortos.
Passo a passo para a pega correta da amamentação
“Esse é o ponto fundamental da amamentação”, explica a consultora. O primeiro passo é garantir que o bebê esteja bem alinhado na altura do seio da mãe. Para isso, é recomendado o uso da almofada de amamentação, que proporciona apoio para o corpo do bebê e permite que as mãos da mãe fiquem livres durante o processo de amamentação.
O segundo passo é a barriga do bebê estar sempre em contato com alguma parte do corpo da mãe, popularmente chamada de barriga com barriga. Com a postura alinhada e peito nas condições da mamada, agora é ajustar a pega do neném ao seio, um momento de tensão para muitas mulheres que geralmente sentem desconforto nessa hora.
Uma dica valiosa para evitar o incômodo é a criança abrir bem a boca no momento da pega. “Caso isso não, é possível ocorra a mãe usar o dedo indicador da mão que está mama para puxar levemente a boca do bebê para abrir mais, assim o auxiliando. Se necessário, não existe em posicioná-lo novamente, pois se não fizer o desconforto persistirá”, avisa Driele.
Outro ponto importante depois da pega, é o posicionamento dos lábios do bebê, que têm que estar projetados para fora, cobrindo todo o peito, da forma que lembre a boca de um peixinho. Novamente, se necessário, a mãe pode ajustar a boquinha com as mãos”, pontua a consultora.
Para finalizar, durante a mamada, se ouvir algum som de deglutição, será necessário ajustar a boca do bebê, pois indica que está entrando ar durante a sucção. “Isso é sinal que a boca não está vedando o peito e prejudica a lactação”, finaliza Driele.







Comentários