• Editora Sucesso

Cartilha ensina às crianças a importância de cuidar bem do solo e das plantas

Publicação da iniciativa Nutrientes para a Vida trata da importância dos adubos para as plantas e para a saúde do ser humano


É do filósofo e matemático grego Pitágoras, que viveu nos anos 500 Antes de Cristo, proferiu a frase “Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Ela ficou célebre e, mesmo no século 21, as palavras do matemático seguem extremamente atuais. Educar as crianças não é apenas ensinar a ler e a escrever. É preciso dar a elas condições para que saibam pensar por si mesmas, distinguir o certo do errado e fazer opções conscientes, pois no futuro precisaremos de pessoas instruídas e capazes de ter discernimento para, por exemplo, saber que as plantas precisam de nutrientes e que, sem eles, a quantidade disponível de alimentos no mundo não será suficiente para garantir a saúde e a vida de toda a população.

Com o intuito de disseminar conhecimento de qualidade, sempre embasado em trabalhos e estudos científicos, a iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) acaba de lançar uma cartilha interativa para conscientizar as crianças sobre a importância dos nutrientes para as plantas e, consequentemente, para todos os seres humanos que dependem dos diversos produtos cultivados em um solo saudável para sobreviver. Sabemos que sem alimentos suficientes, a humanidade definha, mas não é só a comida produzida pelas plantas que é vital para o ser humano. As plantas também são as responsáveis pela fotossíntese, que libera oxigênio - gás essencial para a respiração do homem - para a atmosfera e retira o gás carbônico, um dos vilões da poluição do ar. A cartilha “Diversão com o time dos nutrientes das plantas” trata de três importantes elementos: o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Cada um destes nutrientes tem papel fundamental para a planta, tanto no crescimento, quanto em seu desenvolvimento e produção. Assim, com informações precisas e de qualidade, as crianças perceberão a relevância dos nutrientes para a vida no planeta Terra, podendo se interessar pelo tema e compreender por que cuidar do meio ambiente significa tanto para o ser humano.


Sobre a NPV

Lançada recentemente no Brasil, é uma iniciativa inovadora para informar a população sobre a relevância de fertilizantes (o alimento das plantas) para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar. A iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) possui Visão, Missão e Valores análogos à coirmã americana, a Nutrients For Life, que já colhe importantes frutos em outros países, como Estados Unidos, onde nasceu, Canadá, México e Colômbia. Objetiva esclarecer e informar a sociedade sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na produção dos alimentos, bem como sobre sua adequada utilização. “Todo ser vivo necessita de nutrientes para o seu desenvolvimento. Eles são incorporados ao seu metabolismo para manter o ciclo vital. Portanto, as plantas também precisam de nutrientes e é justamente nos fertilizantes que eles se encontram”, afirma Luís Ignácio Prochnow, diretor-geral do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas do Brasil (IPNI). A NPV atua somente com informações embasadas cientificamente, de modo a explicar claramente o papel essencial dos diversos tipos de fertilizantes na segurança alimentar e nutricional, além de seu efeito multiplicador na produtividade de culturas.

27 visualizações
Publicidade