• Editora Sucesso

Garanta férias escolares mais saudáveis com a vacinação infantil em dia



As férias escolares chegaram. Para as crianças é um momento voltado ao descanso e brincadeiras à vontade. Já para os pais pode ser uma ótima oportunidade para atualizar a carteira de vacinação, não somente para garantir o desenvolvimento saudável da criançada, mas prevenir várias doenças. Vale lembrar, que, no Brasil, manter a carteira de imunização atualizada é obrigatório, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), em razão de que elas possuem o sistema imunológico em desenvolvimento, sendo mais suscetíveis à aquisição de infecções, quando comparadas aos adultos.


Neste período de férias, além de tomar as doses do imunizante contra a Covid-19, é o momento ideal para atualizar vários tipos de vacinas nas crianças e adolescentes, como as que são contra a gripe, em especial, pela ocorrência do inverno nesta época do ano. Além disso, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), entre as vacinas recomendadas para as férias estão: Vacina tríplice viral, que protege contra três doenças causadas por vírus (Sarampo, Caxumba e Rubéola); Vacina tetra viral, que além dos vírus contemplados na tríplice viral, também protege contra a catapora; a Vacina tríplice bacteriana, que protege contra Difteria, Tétano e Coqueluche; além das vacinas contra meningite, e a vacina combinada Hepatite A e B.

Atenção para as viagens

Para a programação da viagem de férias ser perfeita, muitas questões práticas são providenciadas e a vacina em dia deve ser uma delas. É recomendado que a vacinação da criança ou adolescente seja feita com, no mínimo, duas semanas de antecedência. Conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), se a criança está com todas as vacinas em dia, a única preocupação para os pais é verificar com o pediatra se existem recomendações específicas para o destino escolhido, principalmente para o exterior ou lugares isolados.


Para viagens no Brasil, em atendimento às recomendações de vários municípios, por exemplo, é imprescindível estar com a vacina da febre-amarela em dia. As viagens para o exterior pedem, além da vacinação contra a febre-amarela, a febre tifoide e Hepatite A, principalmente para quem visitará países da Ásia, África, América Central e do Sul, ou Índia; e se o destino for a África, a imunização contra meningite é indispensável.


O calendário de vacinação SBIm 2022-2023 para as crianças já está disponível para download neste link. Confira e aproveite para colocar as vacinas das crianças em dia nessas férias!


2 visualizações0 comentário
Publicidade