top of page

Da maneira adequada, celulares e internet devem fazer parte da vida da criança

  • Foto do escritor: Editora Sucesso
    Editora Sucesso
  • 30 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

ree


Qual a melhor maneira para apresentar tecnologias modernas a filhos muito pequenos se elas já são parte do mundo quando eles nascem?

Na primeira infância, a criança está em pleno desenvolvimento, e tudo que é novo desperta curiosidade, aguça a vontade de descobrir. Qual a melhor maneira para apresentar tecnologias modernas a filhos muito pequenos se elas já são parte do mundo quando eles nascem? “A melhor maneira é que sejam apresentadas primeiramente pelos próprios pais”, orienta a psicóloga londrinense Paola Lovo. “O ideal é a naturalidade, sempre deixando que faça parte da vida deles, da maneira adequada, com regras, limites e, principalmente, orientando como usá-las”.

A psicóloga explica que esconder ou proibir simplesmente não vai funcionar, até por que a curiosidade da criança vai falar mais alto. “ É importante que os pais conversem com os filhos sobre a internet, mostrem vantagens e benefícios e que falem também dos perigos que podemos encontrar nas redes sociais, para que a criança não corra riscos desnecessários”.

Filhos imitam comportamento de pais

Hoje em dia é fato que dependemos muito do celular, principalmente quando se trata de trabalho, “porém é interessante que os pais que diminuam a frequência do uso na presença das crianças e procurarem conversar e brincar com os filhos. Contato visual e físico proporcionam um relacionamento muito mais saudável e dão abertura aos pais para orientar adequadamente sobre o uso do celular, da internet e das redes sociais”, avalia Paola. Na prática, todo e qualquer comportamento dos pais é observado e aprendido pelos filhos, então se os pais têm o costume de não sair do celular, os filhos vão aprender que este é um comportamento “normal” e a tendência é seguirem seus passos. E, muitas vezes, o problema tende a aparecer quando os pais acreditam que sua ausência pode ser suplantada pelo objeto, seja o celular, redes sociais ou outros. Alguns pais buscam maneiras fáceis e rápidas de manter os filhos “ocupados”. Celular, vídeos games e internet são as maneiras mais acessíveis e rápidas para cumprir esse objetivo. “Porém, essa terceirização da educação das crianças torna-se prejudicial para a família inteira, pois não permite construir uma relação saudável, de confiança e respeito, base para o crescimento saudável de uma criança. Sem contar que essa criança fica mais exposta aos riscos que a internet traz, sem a orientação adequada e nem o controle necessário de seu uso”. A psicóloga alerta sobre a importância de momentos de convivência cotidiana entre pais e filhos conversando, brincando, almoçando ou jantando juntos. “Isso fortalece o vínculo entre a família, e não exclui o uso das tecnologias modernas”.

Tecnologia, escola e limites

É comum o uso da tecnologia em escolas que possuem plataformas digitais. A tecnologia dentro da sala de aula gera alguns benefícios, mas também desafios para os professores, para os alunos e para os pais. Tanto escola quanto pais devem estar atentos para seu uso correto, permitindo que seja utilizada apenas para facilitar o aprendizado”, ressalta. Segundo a psicóloga, é importante impor limites e controlar o uso da internet pelas crianças e adolescentes. “Cabe aos pais avaliarem a idade adequada e a maturidade de seus filhos para utilizar as redes sociais. Quando achar adequado que o filho tenha facebook, WhatsApp ou Instagram, faça junto com ele, abra a conta e o ensine como usar corretamente. Alerte sobre os aplicativos de conversas, estabeleça horários de uso, mantenha-o por perto sob seus olhares, sem necessariamente estar controlando suas ações. Oriente, explique e evite punição. Quanto mais orientado seu filho for, mais tranquilo você ficará e mais adequando será o uso da internet”.

4 comentários


dulce.silva.miranda
dulce.silva.miranda
15 de jun. de 2019

gostei muito.


Curtir

dulce.silva.miranda
dulce.silva.miranda
30 de mai. de 2019

Gostei muito. Parabens!

Curtir

Editora Sucesso
Editora Sucesso
30 de mai. de 2019

https://youtu.be/drb_gbpCWu8

Curtir

Editora Sucesso
Editora Sucesso
30 de mai. de 2019

Assista ao vídeo da psicóloga londrinense Paola Lovo.

Curtir
Publicidade
bottom of page